
1 - Faça desfragmentação de disco sempre:
Faça desfragmentação de disco em todas as partições de seu computador ao menos uma vez por mês. Isso evita problemas no HD e deixa o acesso aos dados mais rápido. Se seu HD for muito grande, como por exemplo, de 80 GB, você pode fazer a desfragmentação durante a madrugada ou num período em que você não esteja usando o computador. Para usar o Desfragmentador de Disco do Windows, vá em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas do Sistema / Desfragmentador de disco.
2 - Ajuste a memória virtual do Windows:
A memória virtual é uma parte do disco rígido usado pelo sistema para armazenar dados excedentes da memória RAM. Uma boa sugestão é deixar que a memória virtual tenha pelo menos 256 MB se você for usuário dos Windows 9x/Me. Para as versões posteriores, o mínimo recomendável é 384 MB. Para ajustar a memória virtual no Windows 9x/Me, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione Propriedades / Desempenho / Memória Virtual. Altere os tamanho Máximo e Mínimo para o valor desejado (recomendável que ambos os valores sejam iguais). No Windows 2000/XP, o caminho é semelhante: Propriedades / Avançado / Desempenho / Configurações / Avançado / Memória Virtual.
3 - Livre o sistema de arquivos desnecessários:
Durante um determinado tempo de uso, o Windows armazena muitos arquivos temporários que passam a ser "lixo" no sistema. São arquivos com extensão .bak, .tmp, .chk, entre outras. Você pode excluir esses arquivos com segurança, através de programas como o gratuito Easy Cleaner (disponível na seção Downloads). Também é possível usar o programa Limpeza de disco do Windows. Sua função é apagar os arquivos de pastas de conteúdo temporário. Para acessá-lo, vá em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas do Sistema / Limpeza de disco. O Internet Explorer também costuma armazenar muitos arquivos temporários. Para eliminá-los, abra o navegador e vá em Ferramentas / Opções da Internet / Excluir arquivos. Marque a opção Excluir todo o conteúdo offline. Com isso, os arquivos temporários e o cache de páginas da Internet serão excluídos e deixarão o sistema "mais leve".
4 - Limpe o registro do Windows:
Fazer a manutenção periódica do registro do Windows ocasiona melhor desempenho ao sistema e ajuda a evitar o surgimento de problemas mais graves. O utilitário citado acima, Easy Cleaner, faz um excelente trabalho neste sentido, tirando do Registro entradas inválidas. Já o utilitário RegClean, da Microsoft, corrige erros e otimiza o Registro. O RegClean é gratuito e pode ser baixado em sites da Microsoft.
5 - Não instale programas em excesso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário